O Ghibli Park é uma aventura lúdica em construção
O Totoro geralmente não bebe. Pelo menos não bebia no filme de anime de 1988, Meu Amigo Totoro. Mas o fato de o personagem mais conhecido do estúdio Ghibli estar sentado em um bar no novo parque temático do Japão não é particularmente preocupante. Sem brinquedos ou grandes atrações, a experiência funciona principalmente com a vibe – uma mistura de ideias e imagens coloridas dos filmes do Ghibli que só faz sentido se você entrar no clima.

Inaugurado no final de 2022, é um santuário da casa de animação japonesa cultuada mundialmente por produzir animes premiados e aclamados pela crítica. Atualmente, consiste em três áreas com ingressos separados, localizadas no Aichi Commemorative Park de 2005, a uma viagem direta de trem de Nagoya. Há a Floresta Dondoko, com tudo sobre Meu Amigo Totoro; Hill Of Youth, que é uma mistura de O Reino dos Gatos e Sussurros no Coração; e o grande show: o Grande Armazém Ghibli. Lá, você encontra uma área de dois andares com sets de filmes anteriores (incluindo No-Face de A Viagem de Chihiro, o favorito do público), playgrounds temáticos (onde até adultos sobem no luxuoso Catbus) e um teatro de 170 lugares com exibições regulares de curtas do estúdio. O filme que vimos, estrelando pré-escolares aventureiros e uma baleia risonha, foi um dos destaques da visita, provando até onde chega a visão do diretor e cofundador do Ghibli, Hayao Miyazaki, e oferecendo uma pausa bem-vinda para a diversão caótica das atrações.

O Grande Armazém ainda é a única área disponível para visitantes estrangeiros, evidenciando o poder do Ghibli. A venda de ingressos no exterior está sendo liberada aos poucos, já que duas áreas ainda estão em construção: o Vale das Bruxas (baseado em O Castelo Animado e O Serviço de Entregas da Kiki) e a Vila Mononoke (homenagem à Princesa Mononoke). Então, pode valer a pena esperar um pouco antes de planejar a viagem.
Se já tiver uma viagem marcada e precisar de uma alternativa, visite a Shirohige’s Cream Puff Factory em Tóquio, que faz sobremesas testadas e aprovadas pelo Ghibli. E não se preocupe! Quando você chegar ao Ghibli Park, o Totoro ainda estará lá, pronto para preparar uma bebida para você – exatamente como planejado por Hayao Miyazaki.
Laura Studarus é jornalista de viagens de Los Angeles e escreve para BBC, Thrillist, Vice e Marie Claire