Minha cidade: Goa, por Anjali Mody
A designer Anjali Mody, nascida em Mumbai, teve a ideia de se mudar para Goa durante uma viagem a Bali sete anos atrás. Fundadora e diretora criativa da JOSMO (uma empresa multidisciplinar de design e fabricação), ela estava garimpando materiais na Indonésia e decidiu ficar mais alguns dias com seu então namorado, agora marido, Akshay Tandon. A tranquila extensão verde ao redor da casa alugada em Ubud fez com que o casal quisesse ter uma vida semelhante na Índia. Em um ano, eles se mudaram para o estado ensolarado de Goa, cenário ideal para o estilo de vida no meio da natureza intocada. A decisão veio em um momento em que Anjali também contemplava mudanças profissionais. Sua marca, que completa 13 anos este ano, criava peças peculiares encomendadas pelos agitadores do país – pense em lustres feitos de relógios de bolso e bancos de bar feitos com palhetas de violão. Esse trabalho a completava como designer, mas ela queria tornar a JOSMO mais acessível.

Anjali admite que um negócio como o dela em Goa era (e ainda é) muito raro. “Mas quando você tem convicção de como quer viver, não pode basear essas decisões no trabalho, ou a vida simplesmente passará por você”, diz ela. A designer agora tem espaços próprios de fabricação a apenas 15 minutos da sua casa. “Meu escritório fica a apenas 10 minutos de distância. É um luxo que não tem preço”, acrescenta ela.
A casa de Anjali na vila de Nerul tem vista para arrozais e fica muito perto da casa de férias de sua família, que ela frequentava na infância. “A paz e o sossego são inigualáveis. Estou mais feliz e equilibrada aqui. Ver todo esse verde mudou a química do meu cérebro. Goa é medicinal”, reflete ela. “Você também tem mais controle sobre o seu dia aqui. Sou dona do meu próprio tempo.”
Goa oferece a chance de se desconectar e aproveitar o ritmo de vida sem pressa, o que atraiu um influxo de criativos pós-pandemia – mas, segundo Anjali, “é um lugar onde você pode ser tão agitado ou descontraído quanto quiser”.
As 6 principais recomendações de Goa, por Anjali Mody
- Prefiro as praias pouco conhecidas do sul de Goa, como Agonda e Palolem. Sem frescuras nem luxos – apenas você e a água.
- Passo os domingos no hotel-boutique à beira-mar Vaayu Kula, em Mandrem, com meus amigos e familiares. A localização, a vibe e o cardápio são incomparáveis – adoro o drink de manjericão. Só voltamos para casa depois de assistir ao pôr do sol.
- Existem muitas lojas de design e moda exclusivas em Goa. A JOSMO é uma delas! Também adoro a Flame, The Good Life, Ranji Goa e SavioJon pelas curadorias. Podemos ver claramente o amor que os fundadores colocam nas suas coleções.
- Bhatti Village, Vinayak e Copperleaf são os lugares para um ótimo thali goês, que vem com peixe frito, curry, arroz, vegetais, salada de coco e picles.
- Feni é um licor feito de caju de Goa. Vá ao bar Joseph’s, em Panjim, pelo feni e pela atmosfera.
- Elsewhere é uma charmosa área privada à beira-mar em uma propriedade de 1886, onde você pode ficar em barracas à beira do riacho ou em bangalôs independentes. A localização exata só é revelada quando você faz a reserva.
Praachi Raniwala é jornalista, vive em Mumbai e colaborou com Financial Times, The New York Times, Condé Nast Traveler e Vogue India