Meu estilo de trabalho... Solange Azagury-Partridge
Na nossa série que explora as coisas, os lugares e as pessoas que inspiram o trabalho de profissionais criativos, a jornalista Marie-Claire Chappet conversou com esta designer de Londres sobre seu processo e heróis criativos
A primeira joia que Solange Azagury-Partridge desenhou, em 1987, foi seu próprio anel de noivado. Desde então, a criativa autodidata virou uma designer de joias cult da Grã-Bretanha, fundando sua marca homônima em 1990 e trabalhando por três anos como diretora criativa da lendária Maison Boucheron. Muitas de suas peças são apresentadas nas coleções permanentes do Victoria and Albert Museum, em Londres, e no Les Arts Décoratifs no Museu do Louvre, em Paris. Aqui, ela conta à Service95 sobre seu processo de trabalho, seus ídolos criativos e seu novo perfume, Kiss My Lips, baseado nos seus icônicos anéis Hotlips…

Dia de trabalho… Gosto de levantar e tomar meu café na cama, ler as notícias e fazer um jogo de palavras antes de responder a alguns e-mails urgentes. Para tomar café da manhã com clientes, gosto da Granger & Co em Westbourne Grove ou cafés da Golborne Road. Caso contrário, dou um passeio no parque ou pela Portobello Road e depois vou ao meu escritório lá pelas 10h. Tento sair por volta das 17h e me recompor para fazer as últimas ligações e escrever os últimos e-mails de casa. Ter esse tempo no início e no final do dia é muito importante para mim.

Música… Não consigo trabalhar com música, preciso de silêncio mas, curiosamente, a inspiração para meu novo perfume é o primeiro disco que comprei quando era pequena – Sugar, Sugar do The Archies. A letra é sobre como um beijo pode ser doce. A mulher Hotlips geralmente tem um espírito alegre, divertido, atrevido e feliz. Queria muito que o perfume tivesse essa felicidade.

Inspirações… Tento usar ideias abstratas como base de inspiração em vez de algo que já existe. Para uma coleção, usei a beleza da manifestação física da matemática, apesar de eu ser péssima em matemática!

Perfume preferido… Sempre uso meu próprio perfume, Stoned, que criei há cerca de 15 anos. Parece que faz parte de quem sou. Acho que o perfume é um ótimo parceiro para joias; usado na pele da mesma maneira. É um tipo de acessório.

Uniforme de trabalho… Adoro encontrar um estilo e segui-lo. O meu são blusas boas em todas as cores. Minhas favoritas são da Tucker NYC e Alice + Olivia. Não sou experimental com moda, deixo isso para minhas joias.

Viagens… Gosto de viajar a trabalho. É quase mais divertido do que viajar como turista, quando só vemos a superfície das coisas. Quando você viaja a trabalho, conhece as pessoas locais e os detalhes do lugar. Meus lugares favoritos para visitar são Índia, Marrocos, Nova York e Los Angeles.

Outros criativos… Sou uma grande leitora, então realmente admiro escritores. Eu adoro Chimamanda Ngozi Adichie, Martin Amis e Hanya Yanagihara. Como grande fã de arte, sempre quis dedicar mais tempo à pintura. Tenho alguns quadros ótimos. Meu favorito é um Matthew Day Jackson enorme. Eu o salvaria de um incêndio... se conseguisse levantá-lo.
Para recarregar… Gosto de ficar na cama literalmente 24 horas. Ler, dormir, comer e assistir TV na cama. Meu sonho é poder recarregar assim.

Conselhos de carreira... A melhor coisa que já me disseram foi sobre acreditar em mim mesma. Para ter sucesso, você precisa ter confiança em tudo o que faz.
Marie-Claire Chappet é jornalista de arte e cultura, editora colaboradora da Harper’s Bazaar e mora em Londres