Biohacking: manual explicativo
Biohacking – também conhecido como uma forma de aprimoramento humano – é uma prática biológica que envolve pequenas mudanças para fazer seu corpo e cérebro funcionarem melhor. A comunidade do Vale do Silício foi uma das primeiras defensoras, com Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, sendo o “garoto-propaganda”. Em abril de 2019, a CNBC publicou os “principais biohacks” de Dorsey, que incluía banhos gelados, exercícios de alta intensidade de sete minutos, uma dieta com apenas uma refeição por dia e jejuns regulares de até um fim de semana inteiro. Essa abordagem perigosa e extrema do biohacking recebeu muitas críticas. Será que o caminho para otimizar a saúde precisa ser tão complicado? Não, diz Davinia Taylor, escritora de bem-estar e fundadora da Will Powders, uma comunidade de biohacking com foco em ciência e saúde feminina, e defensora de longa data da prática.
“O biohacking pode parecer assustador, mas trata-se apenas de conhecer sua própria biologia”, explica Davinia. “No biohacking, você simplesmente procura criar hábitos adequados para sua composição química e seu estilo de vida.”
Davinia explica cinco maneiras de aplicar o biohacking ao seu dia a dia.
- Mudanças simples, como expor os olhos à luz solar antes de usar o telefone, podem tornar sua manhã mais produtiva. “A luz azul gerada pelo sol é o que liga o cérebro e permite que o corpo regule adequadamente os níveis de cortisol, aumentando a energia.”
- Faça pequenos resets. “Nós vamos ao banheiro várias vezes ao dia. Tente permanecer sentado por um minuto a mais, feche os olhos, coloque uma mão sobre o coração, inspire lentamente por cinco segundos e expire por sete. Esse pequeno exercício ajuda a redefinir a mente e o corpo, e sua prática regular pode acalmar a glândula adrenal e o sistema nervoso, estabilizando a frequência cardíaca e a pressão arterial.
- Leia In The Flo de Alisa Vitti. O livro oferece uma pesquisa detalhada sobre a conexão entre o biohacking e a melhora na saúde menstrual, explicando como as mulheres podem trabalhar em sincronia com o ciclo mensal.
- Recondicionar o cérebro por meio de hábitos é fundamental para o biohacking. O cérebro é neuroplástico, por isso pode ser treinado com substâncias como nootrópicos, também conhecidos como intensificadores cognitivos, que supostamente aumentam a memória e a concentração.
- Consultar seu médico antes de fazer qualquer mudança drástica é fundamental, assim como adotar estratégias cientificamente comprovadas. É aconselhável ler pesquisas científicas em sites como Examine.com para saber mais sobre a exposição à luz e ao frio e o impacto da respiração. Isso pode abrir possibilidades totalmente novas para a saúde.
Ata-Owaji Victor é escritora de estilo de vida e beleza e tem trabalhos publicados na Refinery29, Elle UK e British Vogue